quarta-feira, 21 de julho de 2010

Linguagem Canina

O cão está latindo:

Da mesma forma que você se expressa de diferentes maneiras, os cães têm vários tipos de latidos. Basicamente, pode expressar três coisas principais: um pedido, um aviso e a ameaça de ataque.

1- Quando os latidos têm intervalos longos, do tipo "au......au......au", com uns 15 segundos entre os latidos, é porque seu cão está pedindo algo, como água, comida ou quer dar uma voltinha. Pode ser ainda que ele simplesmente queira que você abra a porta para ele entrar ou sair. Neste caso é provável que depois de latir ele corra e fique parado em frente a porta tentando chamar sua atenção para a saída.

2- O latido, de alerta ou de advertência é dado sempre que um estranho se aproxima e você pode conferir de vez se ele abaixar um pouco as orelhas, franzindo o nariz às vezes rosnando. Outro bom indicativo é reparar se os pêlos das costas estão eriçados. O latido tem intervalos menores entre um e outro, mais ou menos uns 3 segundos.

3- Agora, se ele disparar a latir como um doido, praticamente sem parar, é latido de ataque: ele quer defender seu território, ou o dono, sua comida ou até mesmo sua fêmea. A cara fica toda franzida, os dentes á mostra, as orelhas abaixadas para trás e ele pode avançar e recuar, pronto para morder, como nós dá pra pereber na voz do animal o tom ameaçador, nervoso.

Ele resmunga:

O cão fica resmungando quando é deixado de lado. É praticamente um queixume, quase como se ele quisesse chorar. Se depois de resmungar ele não for atendido, é fatal que comece a latir.

Voltinhas em círculo e arranhões antes de dormir:

Esse é um hábito herdado da vida selvagem, pois o cão precisava afofar a terra onde dormia. As voltas orientam a direção, norte ou sul.

Uma lambidinha:

É um beijão em você, só que mais molhado. Trata-se da maior demonstração de afeto de um cão, especialmente quando lamber seu rosto e suas mãos, que são partes mais descobertas e, em geral, que estão em maior contato com o cão.

Balança o rabinho :

Se a cauda estiver na posição normal, ele está hiper-contente. Se estiver entre as pernas, acuda porque seu cachorro está pedindo socorro. Cães habituados a fazer as necessidades fora de casa podem exibir esse jeitinho, porque estão "apertados".

Ele começou a uivar:

No cio, quando os cães ficam separados das fêmeas, os machos põem a boca no trombone. Em grupo, também fazem isso. É uma herança dos antepassados. Pode ser ainda que o cão esteja uivando de fome ou de solidão, por isso, dê uma olhadinha nele e no seu prato.

Uma cutucada com o focinho: Ele só quer chamar sua atenção! Provavelmente, vai mostrar uns olhinhos bem pidões, de quem quer alguma guloseima, dar um passeio ou mesmo uns afagos na cabeça. A cutucada também pode vir acompanhada de uma patada rápida; este sim é um sinal evidente de "ei, olhe para mim!"

Cheira o rabo dos outros cães:

Ele está cumprimentando outro animal da espécie canina. Funciona como "olá, amigo!" O cão identifica o outro através de um odor individual exalado pela glândula ad'anal, que existe na região.

Raspa a terra ou grama cobrindo as fezes:

Segundo uma das teorias, o cão estaria fazendo um controle sanitário, pois encobre as fezes para que outro animal não se contamine com verminose ou outras doenças. Outra corrente acredita que o cão tem este comportamento devido a hábitos adquiridos no passado, quando precisava camuflar seus rastros, para evitar confrontos com possíveis inimigos.

Barriguinha para o alto:

É o sinal de "submissão" e/ou "se entrega todo para você" . Numa briga, por exemplo, quando o cão vira de barriga para cima é porque entregou os pontos. Nas brincadeiras, seu cão pode ficar nessa posição, que é uma forma bem legal de lhe agradar, mostra que você é mesmo o dono e que quer carinho.

Esconde objetos:

É um comportamento herdado da vida selvagem, quando o cão estocava sob a terra a comida excedente, prevendo tempos de escassez. O costume se manteve e seu cão pode fazer também tocas ao ar livre, quando possível, ou procurar cantos escuros da casa, levando para lá todos seus objetos e brinquedos preferidos.

Esfrega, esfrega:

Em geral, é uma brincadeira, um pedido de carinho. Se ele deitar no chão, com as patas para cima, não resista e divirtam-se juntos. Se ele ficar passando no meio das suas pernas, feito um gato, é vontade de ser acarinhado.

Ele fez cocô ou xixi nas suas coisas:

Xixi nos cantos da casa é coisa de cachorro marcando seu território. Mas se andou sujando as suas coisas, em cima da cama, nos livros, é porque está de mal com você e deixa bem claro! Outra forma de demonstrar zanga canina pode ser despedaçando coisas suas. Nos filhotes, essa é uma atitude comum, mas aí é coisa de infância e basta falar num tem enérgico que eles se aquietam.

Ele persegue gatos:

O cão vê os gatos mais como um divertimento do que como uma possível refeição. Estes animais despertam os instintos predatórios e inatos do cão, pois são pequenos, peludos, rápidos e estão sempre prontos a fugir. O cão consegue distinguir perfeitamente os diferentes gatos, e por isso pode conviver muito bem com o gato da família. É muito comum, por exemplo, que o cão persiga um gato estranho no quintal e depois se deite ao lado do gato da casa.

Abaixar sobre as duas patas dianteiras abertas:

Com este comportamento ele esta chamando outros cães e á você para brincar, é como dizer "Ei! Esta afim de correr comigo?", "Vamos brincar de paga, pega?", "Quer brincar?", geralmente com pequenos latidinhos e boca aberta com lingua pra fora.

Se aproximar de outro cão desconhecido fazendo um grande arco:

É também uma atitude ancestral e tem duas fases, ao avistar uma cão estranho em campo aberto se ele se aproxima fazendo uma grande "arco" indo lentamente até chegar ao outro cão ele esta dizendo "Olá! Tudo bem?Vim em paz!Não quero briga, quero te conhecer", se o arco diminuir e mudar de direção/sentido ao se aproximar mais como se fosse cercar o outro e a velocidade for um pouco maior, pode se preparar para separar as crianças pois é briga na certa, a mensagem é mais "E ai cara, quer o que por estas bandas?!", um olhar fixo no outro também é sinal ameaçador.

Lamber o próprio nariz, bocejar e virar o rosto para os lados:

Visualize a seguinte situação, você vê uma "traquinagem" do seu filhote ou cão adualto, e o chama enérgico "Argos vem cá!!", ele não é bobo logo percebe que a coisa vai ficar feia, se o tom não for extremamente agressivo o que poderia fazer o cão fugir de você for só de "O papai não gostou disso", e ele interpreta em seu corpo uma postura de rigidez e autoridade, ele imediatamente senta ou deita, ou mesmo fica na sua frente de longe lambendo o prórpio nariz, bocejando ou virando o rosto calmamente para um lado ou para outro, tentnaod te manda ro seguinte recado: "Calma papai, foi só um tênis nike de 400 reais, esta tudo bem, ainda sou seu bebê, não fique nervoso" portanto é um "sinal calmante" pra amenizar a situação.(risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.